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Literatura Juvenil
A escolha por analisar o percurso educacional do personagem Severo Snape sob a ótica da docência justifica-se pela relevância acadêmica e crítica que a temática suscita. A série Harry Potter, de J.K. Rowling, ocupa um lugar de destaque no imaginário popular contemporâneo e se configura como uma rica fonte de representações sociais, culturais e educacionais. No interior de seu universo mágico, questões como autoridade, exclusão, ética docente e relações pedagógicas ganham contornos complexos, especialmente através da figura de Severo Snape — personagem que transita entre o papel de discente marginalizado e o de professor rigoroso e, por vezes, cruel.
Este trabalho propõe-se a investigar como a trajetória de Snape enquanto aluno e, posteriormente, como docente, reflete e tensiona práticas educacionais reais, em especial quando analisada à luz da pedagogia crítica, com destaque para os pressupostos de Paulo Freire. Ao promover esse diálogo entre literatura de fantasia e teoria educacional, busca-se contribuir para uma leitura mais profunda das representações do ensino na cultura pop, ao mesmo tempo em que se propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados no exercício da docência.
Autor(es): Pedro Henrique de Souza Abreu,
Curador: Coordenação Letras
Tipo: Monografia
Origem: Letras
Data: 7/15/2025
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