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Processo sociocultural recentemente descrito a Ambientalização permeia o cotidiano de indivíduos e entidades sociais, atingindo complexidade e elaboração teórico-prática perturbadoras nas universidades. Sendo um neologismo, desde logo, a Ambientalização deve ser conceituada como um processo de interiorização ou legitimação das questões (sócio)ambientais públicas pelas pessoas e entidades sociais que através de seus discursos e práticas, alteram seu comportamento baseadas em argumentos e racionalidades derivadas das mais diversas vertentes ambientalistas. Neste estudo Ambientalização Universitária é conceituada como um processo sociocultural contínuo (não pontual ou intermitente), integrado à realidade e contexto sócio-educacional da IES, e baseado em compromissos para aprimorar os tratamentos da questão socioambiental onde essa possa estar negligenciada ou subvertida. Este trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de ambientalização universitária do Campus da UFSC de Curitibanos (SC) sob o enfoque da racionalidade ambiental, e como objetivos específicos: compreender o processo de Ambientalização Universitária, seus contextos e influências; Compreender como o enfoque da racionalidade ambiental pode fundamentar a investigação da Ambientalização Universitária para o aprimoramento de suas práticas; e investigar a aplicação das análises fundadas na Racionalidade ambiental na realidade do Campus Curitibanos e seu processo de ambientalização. Metodologicamente o estudo enquadra-se como estudo de caso com objetivo descritivo, a partir de análise de dados qualitativos de origem documental e/ou obtidos por observação participante. A ambientalização curricular foi escrutinada por pesquisa documental dos textos dos projetos pedagógicos de todos os quatro cursos do Campus Curitibanos e utilizando-se as categorias da racionalidade ambiental para análise de conteúdo discute-se as concepções relativas ao ambiente e à educação ambiental presentes nos textos das propostas curriculares. Já os documentos de gestão e política ambiental constituíram-se de atas, portarias, resoluções e projetos institucionais relativos as temáticas socioambientais. Por meio de observação participante forma interpretadas e descritas as correlações entre políticas institucionais e as práticas de gestão ambiental, refletindo-se sobre a efetivação dos compromissos ambientais instituídos. O primeiro capítulo apresenta as metodologias empregadas para a compreensão do fenômeno da ambientalização e suas bases epistemológicas. No segundo capítulo apresenta-se o arcabouço teórico e concepções de fundo do estudo necessários à compreensão do lócus e fenômeno estudados. No terceiro capítulo realiza-se um estudo fundamentado das categorias da racionalidade ambiental para compreender como a ambientalização relaciona-se com a universidade ora comprometendo-se com suas atividades fins ora comprometendo-as em estranhos funcionamentos. Também propôe-se dois esquemas conceituais para classificar a natureza e funcionamento da ambientalização social/institucional: ora como movimento, movimentação e processo sóciocultural difuso; ora como a composição da gestão, política e execussão de atividades fins (nas universidade: fins educacionais). No quarto capítulo os dados são interpretados, correlacionados e discutidos à luz da racionalidade ambiental de Enrrique Leff. Concluiu-se que o emprego das categorias da Racionalidade Ambiental enriquece heuristicamente a compreensão do processo de ambientalização universitária. E neste estudo, mais que uma mensuração de graus de ambientalização foi possível compreender como as racionalidades instrumentais e teóricas dominam desarticuladamente o campo do saber e poder no processo da ambientalização do campus Curitibanos.
Autor(es): Kauê Tortato Alves,
Curador: Madalena Pereira da Silva
Tipo: Dissertação
Origem: Mestrado em Educação
Data: 10/23/2024
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