CIBERCULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE


Esta dissertação é uma pesquisa que se relaciona a cibercultura e a formação de professores, buscando efetuar um estudo sobre os projetos pedagógicos de cursos de licenciatura da Universidade do Planalto Catarinense. O presente trabalho tem por objetivo geral analisar na cidade de Lages, Santa Catarina, os projetos de cursos de licenciatura da Universidade do Planalto Catarinense verificando em que medida contemplam elementos da Cibercultura no processo de formação de professores. Como objetivos específicos, iremos a cada capitulo Levantar aspectos conceituais da Cibercultura, a sua importância no processo de formação de professores; Mapear as propostas da discussão sobre Cibercultura expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos de Licenciatura; e Identificar nos projetos pedagógicos de quatro licenciaturas da UNIPLAC elementos e aspectos da Cibercultura. Nosso problema de pesquisa está centrado em analisar de que forma os projetos pedagógicos de Cursos de Licenciatura contemplam elementos da Cibercultura no processo de formação de professores. A metodologia está baseada no pensamento histórico-crítico. Essa utilizou meios de análise documental e pesquisa bibliográfica onde se mapearam além dos projetos pedagógicos, as Diretrizes Curriculares Nacionais. A presente pesquisa foi realizada sob a perspectiva epistemológica histórico-crítica e teve caráter qualitativo e como método a análise documental. Nos conceitos que fundamentam a discussão dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura na perspectiva da Cibercultura, os principais autores utilizados foram Lévy, Freitas, Castells, Lemos, Saviani, Demo, Geertz, Kenski, Pfromm e Quartiero. Os resultados nos permitiram perceber que os cursos de licenciatura demonstram intencionalidade ao trabalho e à reflexão dos elementos da Cibercultura em seus objetivos e perfis profissiográfico, porém as ementas e os referencias dos cursos, de certa forma, não contemplam de fato conteúdos diretos sobre o tema. Diante do contexto da Cibercultura, foi questionado o fato de que os conceitos e pressupostos da Cibercultura não são explorados de forma aprofundada e específica.

Autor(es): JAMILLE BITENCOURT RODRIGUES,

Curador: Madalena Pereira da Silva

Tipo: Dissertação

Origem: Mestrado em Educação

Data: 10/23/2024

«

Voltar