PRÁTICA EDUCATIVA LIBERTADORA: HISTORICIDADE E BASES FUNDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MUTIRÃO – LAGES (SC) - 1981-1996


O presente estudo justificou-se pelo desejo da pesquisadora de refletir sobre as práticas pedagógicas

adotadas desde a criação da Escola Municipal de Educação Básica Mutirão (EMEB), em 1981

que se estenderam, mesmo que incluindo mudanças, até 1996. O Bairro Habitação e a EMEB

Mutirão encontram-se articulados à vida pessoal da autora, nos âmbitos profissional e social:

como moradora do bairro desde a sua constituição, quando em família participou da construção,

em regime de mutirão, da casa que seria sua residência e, posteriormente, como professora

alfabetizadora por 14 anos na referida escola. Outro fato determinante se deve ao momento

histórico estudado, ligado a movimentos sociais que ocorreram na cidade de Lages – SC, no

final da década de 1970 e início dos anos 1980. Este período histórico se caracterizou como o início

de um momento em que a população se mobilizou, com o apoio de lideranças políticas inconformadas

com o regime de governo vigente, buscando a autoria do processo de construção de suas vidas com base

em relações democráticas, mesmo em anos em que o Brasil vivia sob uma ditadura militar que perdurou

por 20 anos. O estudo teve como objetivo geral resgatar as práticas pedagógicas desenvolvidas

entre 1981 e 1996 na EMEB Mutirão, fundadas na prática educativa libertadora de Paulo Freire,

de forma cientificamente organizada e comprobatória. E como objetivos específicos: investigar

qual(is) a(s) origem(ens) determinante(s) para a implantação das práticas pedagógicas na escola

Mutirão; resgatar a possível relação entre as práticas pedagógicas adotadas pela EMEB Mutirão

e as práticas de participação comunitária, ambas exercidas pela população de moradores do

Bairro Habitação, no período entre 1981 e 1996; e levantar se houve e quais foram os

referenciais teóricos e legais que serviram como base para as práticas pedagógicas instituídas

no período estudado. Foi utilizada a análise documental, tendo como método de interpretação

a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Foi possível constatar, não obstante

demonstrando algumas controvérsias, que os achados vem ao encontro do que está no

imaginário e na voz dos relatos históricos presentes no cotidiano sobre a EMEB Mutirão.

Especificidades foram encontradas e, a partir de agora, o resgate e a análise documental

comprovam cientificamente o que os objetivos se propuseram, ficando demonstradas as origens

determinantes para a implantação das práticas pedagógicas, intrínsecas ao clamor da população

quando da relação destas e as práticas de participação comunitária adotadas no Bairro

Habitação, bem como a confirmação e os fundamentos de que a base teórica foi constituída

como uma intencionalidade e a opção pelas práticas educativas libertadoras, tendo o educador

Paulo Freire como fundante.

Autor(es): ELISETE LEMOS MACHADO,

Curador: Madalena Pereira da Silva

Tipo: Dissertação

Origem: Mestrado em Educação

Data: 10/23/2024

«

Voltar