GENEALOGIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DISCIPLINARIZAÇÃO DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DE URUBICI (SC)


Esta Dissertação, a partir da linha de pesquisa Políticas e Processos Formativos em Educação e do pensamento de Michel Foucault, procura abordar a temática sobre Educação Infantil pública no município de Urubici (SC) sob o enfoque genealógico do referido filósofo. Com o intuito de compreender como se constituíram e se configuraram as práticas pedagógicas, a partir das relações de poder-saber, instrumentalizadas pela disciplinarização dos corpos infantis. Nesta perspectiva, buscamos analisar criticamente os dados à luz da genealogia foucaultiana como teoria/metodologia, trazendo à tona o conceito de genealogia nas suas relações de poder-saber sobre a infância. No arcabouço teórico buscamos caracterizar o lócus da pesquisa, a genealogia foucaultiana, o quadro teórico e o estado da arte ao relacionar o tema desenvolvido com as demais pesquisas realizadas na área. Com fundamento nas obras de Foucault “Vigiar e Punir”, “Do Governo dos Vivos” e “Microfísica do Poder” procuramos refletir sobre os corpos dóceis e disciplinados, enfatizando os recursos para o bom adestramento, constituição de corpos dóceis e a arte de governar os corpos. Consideramos ainda a importância da compreensão da dinâmica das relações de poder através dos gestos, dos comportamentos, das classificações e dos exercícios de docilização através da governamentalidade sobre a gestão das populações, como o poder que se exerce sobre os corpos. Em seguida descrevemos a arte de governar crianças nas práticas sociais, na assistência e legislação da infância no Brasil. Destarte edificamos uma visão genealógica, da Educação Infantil Pública do município de Urubici (SC), destacando a proveniência e a emergência na invenção das políticas no âmbito da assistência para a infância, nos movimentos de constituição e expansão da Educação Infantil pública, na arte de governar ao disciplinar os corpos, e as memórias de egressos da Educação Infantil pública, sendo que tais memórias foram arroladas a partir de pesquisa empírica. Enfim, buscamos interrogar e identificar os bas-fonds que se estabelecem nas múltiplas dimensões da trajetória histórica da Educação Infantil, o uso da genealogia implicou em construir a investigação sobre os modos de conhecer e de agir dos indivíduos em relação aos seus objetos, caracterizando o ato de governar e ser governado.

Autor(es): DEIVID BECKHAUSER GASPAR,

Curador: Madalena Pereira da Silva

Tipo: Dissertação

Origem: Mestrado em Educação

Data: 10/23/2024

«

Voltar