ADONIRAN BARBOSA E BAITACA: AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA


Esta pesquisa bibliográfica tem como tema a análise das composições “Do Fundo da Grota”, de Baitaca, e “Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa, e as variações linguísticas presentes em ambas a partir do olhar da Sociolinguística. O objetivo geral é compreender como as variações se manifestam em dois contextos geográficos e temporais distintos no território brasileiro, e o que há em comum entre as composições, de forma a entender as razões do seu uso, e em que momentos elas estão presentes nas estruturas dos falantes nativos do idioma. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: compreender o que é a variação linguística e como ocorre na modalidade oral da língua; apresentar o contexto social e momento histórico dos compositores, bem como suas biografias e a análise das composições supracitadas, considerando seus momentos históricos e espaços geográficos, comparando-as através de suas características linguísticas e elucidando suas semelhanças e diferenças. Dessa forma, busca-se responder ao problema: as modalidades da Língua Portuguesa faladas pelos brasileiros, e suas respectivas variações, podem ser consideradas como desvios reprováveis do idioma? A partir da problemática mencionada, três hipóteses são elencadas: sendo a língua um fenômeno social, não se pode afirmar que os usos da Língua Portuguesa com variações sejam considerados errados; a língua usada pela população, independentemente da região, apresenta os mesmos tipos de fenômenos linguísticos durante a fala, e modo como a língua é organizada nos falares característicos da cultura popular possui ligação direta com o contexto histórico e social. Para tanto, os principais autores que embasaram este trabalho bibliográfico foram Bagno (2007, 2009, 2015), Ilari e Basso (2006), Câmara Jr. (1985) e Couto (1986). Com o propósito de responder à questão levantada, o primeiro capítulo busca descrever os aspectos fundamentais para o entendimento das variações linguísticas. Já o segundo capítulo contextualiza os compositores e suas obras enquanto artistas brasileiros, bem como suas respectivas trajetórias. Por fim, as composições são analisadas, principalmente, a partir do olhar da teoria da comunicação e da Sociolinguística, de maneira a entender detalhadamente suas particularidades e fenômenos linguísticos. Assim, os resultados obtidos pela pesquisa bibliográfica demonstram que fenômenos presentes nas variações linguísticas se repetem nas composições, mesmo que estas tenham uma grande diferença temporal, mas que ambas também demonstram grandes contrastes devido à variação diatópica. Todavia, os fenômenos presentes nas letras de música têm sua razão de ser no contexto dos falantes e, a partir do viés sociolinguista, não podem ser caracterizados como erros no discurso de seus falantes, apenas destoantes da gramática tradicional. 

Autor(es): Bruna Camargo de Arruda Borges,

Curador: Coordenação Letras

Tipo: Monografia

Origem: Letras

Data: 5/27/2024

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